Nas ultimas duas décadas o setor da engenharia civil tem dado grande importância para as diversas características e resultados das aplicações do vidro em construções. Houve uma grande revolução o mercado vidreiro nacional e internacional nos últimos vinte anos, ate então se tinha o vidro como um aliado na construção civil apenas para vedar janelas e porta contra chuva, vento, frio e transpassar luz solar. As indústrias vidreiras devido a grande concorrência vem buscando cada vez mais crescer no mercado competitivo através de novos aplicativos para seus produtos e criação de produtos modernos, como um simples vedante transparente que pode proporcionar vantagens econômicas, economia de energia elétrica, conforto acústico e térmico, segurança, beleza , durabilidade, visibilidade e higiene. Vários engenheiros e arquitetos puderam usufruir desta modernidade e teve suas obras valorizadas graças ao conhecimento destes novos produtos, mas infelizmente a grande maioria ainda não se beneficia destas vantagens que o vidro proporciona em suas construções por falta de conhecimento , por parte de seus fornecedores e também a falta de esclarecimento das vantagens e desvantagens de seus aplicativos ou ate mesmo por comodismo não querem abrir as portas para novos produtos do mercado.
O vidro temperado é considerado um vidro de segurança, pois quando quebra se fragmenta em pequenos pedaços, com os cantos menos cortantes que o vidro comum.
O vidro laminado é um vidro de segurança composto por uma ou mais camadas de vidros, intercalados por um ou mais interlayers, que pode ser Poliuretano, EVA ou resinas.
O Vidro comum, tambem conhecido como "float" pode ser produzido incolor, verde, fumê ou bronze. Ele é a materia prima para todos os outros tipos de vidros.
Podendo ser temperado ou não, o vidro serigrafado é aquele que receber cor durante sua fabricação.